Ano Novo Chinês – chūn jié

O ano novo chinês ou festival da primavera é a festividade mais importante do calendário desse país. Como a data é baseada no calendário lunar (que está um mês atrás do calendário solar), o Ano Novo Chinês cai dentro do período de 21/01 a 21/02. Nesse ano de 2017 a data foi comemorada em 28/01.

A história do Ano Novo Chinês começa com a lenda que havia um animal nián shòu, onde nesse período, início da primavera, descia para as aldeias dos agricultores, roubava comida e machucava os camponeses. Para lutarem contra o nián shòu, os camponeses adotaram algumas “táticas” que são usadas até hoje como superstições.

 

nian-shou
ILUSTRAÇÃO DO NIÁN SHÒU

São elas:

1º Tuàn yuán – Reunir a família e comer muito; pois a família unida e bem alimentada se torna mais forte e pode lutar contra o nián shòu.

É ou não é muito legal isso !!!!slide1

2º Chūn lián – Frases ou Poemas com bons desejos, que tragam sorte, em vermelho, pois o nián shòu tem medo de vermelho.

20170123_210041
Porta que enfeitei em casa – Significa :Muito Dinheiro e Sorte; Muita Felicidade na vida Pessoal e Carreira.

3º Dēng lóng – Lanternas vermelhas. (Luz)

red-lantern-1202514_960_720

4º Gōu huŏ – Fogueiras (mais usada nas zonas rurais).

5º Bào zhú – Bombinhas que fazem muito barulho.

6º Wǔ lóng wǔ shī – Dança do Dragão e do Leão.

download-1

 

Essa festividade é uma mistura da nossa celebração de natal (família reunida, muita comida, troca de presentes) com a nossa virada de ano (superstições, usar roupas de uma determinada cor, comer os pratos certos, soltar fogos, bons pensamentos e desejos para o novo ano).

Curiosidades:

  • O vermelho para os chineses é a cor da felicidade e é usado em casamentos, festividades, quando um novo comércio ou loja é inaugurada; diferentemente de nós o branco para eles é a cor da paz eterna (morte). O preto também não deve ser usado no Ano Novo, e as roupas devem ser novas.
  • Algumas comidas típicas desta data: pastel chinês (guioza), que a família prepara junto e em bastante quantidade, nián gāo que é um bolo de ano novo feito de arroz e os famosos rolinhos primavera.

Envelopes Vermelhos – Hóng Bao

  • Hóng bāo – É um envelope vermelho que simboliza sorte e riqueza e é tradição dá-los com dinheiro às crianças na véspera do Ano Novo, também é tradição dá-los nessa época aos prestadores de serviço, como motorista, faxineira, etc. Na verdade todos esperam, pois é o 13º deles, já que esse benefício não existe aqui.
Crianças com seus Hóng Bao

 

Envelopes Vermelhos – Hóng Bao
  • Chūn jùn – A migração na China é muito grande, as grandes cidades como Shanghai e Pequim recebem muitos trabalhadores, durante o ano, de outras províncias para todo o tipo de mão de obra. Quando chega o Ano Novo toda essa gente retorna para a sua cidade Natal, para comemorar com sua família, é uma verdadeira multidão de pessoas viajando para outras regiões da China. Todo o trabalho para, a maioria das lojas e restaurantes fecham. Por isso essa é a mais importante festividade para eles e isso dura 15 dias.

 

  • Viajar dentro da China nesse período é uma loucura, não pelos preços, pois em respeito à grande quantidade de trabalhadores que estão retornando à sua província natal, não há aumento das tarifas de viagem, mas pela multidão de pessoas; porém também é complicado ficar em Shanghai, pois tudo fecha, então resolvemos conhecer Krabi na Tailândia, para saber mais sobre esse lugar maravilhoso

acesse: https://xinachina.wordpress.com/2017/02/06/krabi-na-tailandia/

20170131_135354
Krabi na Tailândia
  • A limpeza da casa, antes do Ano Novo é essencial, chamam de limpeza da primavera. Sujeira do ano anterior, aqui é má sorte, seria o mesmo que querer levá-la para o novo ano. Deve-se trocar todos os vasos com plantas antigas e murchas por novas e viçosas.
  • Se não quiser que seu ano comece mal pague todas as contas em atraso e dinheiro que pegou emprestado.
  • Tangerinas: Símbolo de sorte do Ano Novo, as tangerinas ficam expostas nas casas e são enfeitadas como bolas de árvore de Natal.

20170119_082847

20170118_163304

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E se você ainda não sabe o que esperar no ano do Galo, que se iniciou no sábado, 28 de janeiro de 2017, leia meu post: https://xinachina.wordpress.com/2017/01/24/primeiro-post-do-blog/

Afinal, em se tratando de povo supersticioso, estamos lado a lado com eles !!!!

Feliz Ano Novo!  xín nián kuài lè!

Anúncios

5 comentários em “Ano Novo Chinês – chūn jié

  1. Paulo / Simone,

    Muito bom… estaremos acompanhando . Postagens muito bonitas e interessantes. China um país misterioso em suas curiosidades e costumes …. Desejo sucesso , sorte e muita saúde a vocês..

    Genho

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s