Tianzi Fang um bairro bem Chinês

TIANZI FANG

Fui conhecer Tianzifang com a minha amiga e vizinha em Shanghai, Jessica e sua filhinha Liz, que por sinal fez o maior sucesso. Os chineses adoram tirar fotos das crianças ocidentais.

Tianzifang ou Tianzi Fang é uma mistura de arte e tradição que se desenvolveu a partir de uma área residencial tradicional renovada na área de Concessão francesa de Shanghai.

Tianzifang tornou-se uma importante atração turística e tem mais de 200 pequenas lojas de diversos segmentos, como cafés, bares, restaurantes, galerias de arte, lojas de artesanato, casas de design e estúdios, e até bistrôs franceses.

Em 1930 era uma região concentrada com pequenas fábricas e ruas estreitas. Aos poucos foi se tornando um lugar de artistas.

O complexo shikumen (Shikumen é um tradicional estilo de arquitetura de Shanghai que combina elementos chineses do período de 1860 e elementos Ocidentais), foi nomeado Zhicheng Fang, onde “Zhicheng” significava “realização de ambição”, enquanto “Fang” significava “bairro”.

Arquitetura Shikumen

Zhicheng Fang permaneceu um bairro residencial comum até o último trimestre do século 20, quando o aluguel barato, mais localização conveniente atraiu artistas para montar estúdios por lá.

Hoje Tianzi Fang cobre não só o ex-Zhicheng Fang, mas também outras casas adjacentes, apartamentos e edifícios industriais de vários estilos.

Em 2006, um projeto para sua demolição foi abandonado quando empresários locais e residentes, bem como um famoso artista Chen Yifei que tinha um estúdio em Tianzifang, apresentou uma proposta ao governo local para preservar a área e sua arquitetura tradicional e ambiente.

Seu desenvolvimento começou muito lentamente com os comerciantes locais, uma loja da Nova Zelândia, restaurantes japoneses, e uma casa de chá de criação no distrito.

Desde o início de 2007, jornalistas, visitantes e residentes locais começaram a visitar a área e a espalhar o sentimento sobre um bairro acolhedor que abrigava algumas lojas interessantes e criativas. Artigos adicionais na mídia local e estrangeira, como o New York Times ajudaram a aumentar a consciência desta comunidade mais antiga e incomum, que se destacou entre as áreas comerciais mais modernas e comerciais de Xangai.

Hoje possui restaurantes de cozinhas internacionais, lojas com temas interessantes e exóticos bares.

Tianzi Fang é conhecida por suas ruas estreitas e labirínticas, com uma grande quantidade de pequenas lojas de artesanatos, cafés, estúdios de moda e becos estreitos. Tornou-se um popular destino turístico em Xangai, e um exemplo de preservação da arquitetura Shikumen local.

Está em grande parte escondido das ruas vizinhas, pois cresceu a partir do interior do bloco para fora.

 

Apesar de todos os negócios que ali acontecem, a área não tem a aparência de ter sido embelezada, mantendo aquela cara de China Real, com os cabos da eletricidade ligados por cima, roupas penduradas e as unidades de ar condicionado colocadas na parte externa dos edifícios.

Transmite a sensação do antigo acolhedor. É um lugar que vale a pena conhecer em Shanghai !!

Dica:

Vá durante a semana, pois é mais vazio e você poderá apreciar tudo que esse bairro tem de melhor.

Como chegar:

Linha 9 – Desce na estação Dapuqiao, saída 3. Assim que sair da escada rolante na calçada, vire à direita.

Lane 210, Taikang Road, Shanghai.

Até o próximo lugar em Shanghai.

Anúncios

3 comentários em “Tianzi Fang um bairro bem Chinês

  1. A cada foto fico encantado pela cultura e beleza desse lugar! Parece que tudo é tão preservado, a história, arquitetura, tradições são respeitadas e conservadas! Quero muito conhecer um dia! 👏🏾👏🏾👏🏾

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s