Quem foi Confúcio ?

Quem foi Confúcio?

Certa vez, antes de vir morar na China, assisti a um programa da Band sobre Shanghai que se chamava “O Mundo segundo os Brasileiros” e um dos lugares que achei bastante interessante foi o Templo de Confúcio.

Assim que tive uma oportunidade fui conhecer!

O templo fica numa ruazinha bem chinesa, nº 215 Wen miao Road, Huangpu District.

20170214_124902

Quando você entra, não imagina que aquele lugar possa ter jardins tão lindos e ser tão acolhedor.

Lembrou o meu tempo de colégio; tem uma sensação de estudo no ar, silêncio e tranquilidade.

20170214_125020

Antes de contar sobre essa minha descoberta, vou descrever um pouco sobre Confúcio, pois esse nome todos nós já ouvimos falar.

Afinal Quem foi Confúcio?

Foi o mais famoso filósofo e pensador político da China e viveu entre 552 e 479 A.C. Seu nome verdadeiro era Chiu Kung, mas ele se tornou conhecido como Mestre Kung. Dependendo dos ideogramas utilizados, essa expressão podia ser grafada em chinês de diversas formas: Kung-fu-tzu, Kung-tzu, Kongfuzi ou Kongzi, o que explica por que os jesuítas europeus latinizaram o nome do sábio para Confucius por volta dos séculos XVI e XVII.

Nascido no norte da China, na adolescência já chamava a atenção como estudante exemplar. Depois, seguiu uma brilhante carreira de professor, demonstrando grande conhecimento nas mais variadas áreas, de história e aritmética a poesia, música e caligrafia.

Infelizmente, Confúcio não deixou nenhuma obra escrita, mas seus discípulos coletaram pequenos provérbios do mestre, além de diálogos com ele, e os reuniram em um texto intitulado Lun Yu (“Os Analectos”).

O que é Confucionismo?

Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucionismo.

O confucionismo é à base da ética empresarial oriental.

Isso porque os pensamentos de Confúcio pregavam, por exemplo, a importância da educação para melhorar a sociedade, com destaque à construção do caráter e não apenas ao acúmulo de conhecimentos.

A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade.

Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, durante a Dinastia Han (206 A.C. – 220) e até os dias atuais. Ainda hoje os preceitos de Confúcio são ensinados nas escolas.

Algumas pessoas consideram o confucionismo uma religião.

O mestre chinês realmente pregava certos rituais em homenagem a ancestrais, mas seus ensinamentos representam muito mais um sistema de ética e política que uma religião, como deixa claro uma de suas máximas:

Se nem consegues te relacionares corretamente com os vivos, por que te preocupas com o culto aos espíritos.”

Combatido como reacionário durante a Revolução Cultural chinesa (1966-1976), o confucionismo toma novo impulso após as recentes mudanças políticas no país.

Atualmente, 25% da população chinesa declara-se adepta do confucionismo.

Após sua morte, Confúcio recebeu o título de “Senhor Propagador da Cultura, Sábio Supremo e Grande Realizador”, nome que se encontra registado em seu túmulo.

Os princípios de Confúcio tinham base nas tradições e crenças comuns. Favorecia uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito com os idosos por parte dos mais jovens (e, de acordo com intérpretes posteriores, das esposas para como os maridos), e a família como a base para um governo ideal.

Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem-estar comum.

Acho que essa seria uma excelente matéria para ser inserida na educação dos brasileiros!!!

ALGUNS PENSAMENTOS DE CONFÚCIO:

“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?”

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

“Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia.”

O TEMPLO DE CONFÚCIO EM SHANGHAI OU WEN MIAO.

Quando você entra no templo, a principal construção “DA CHENG HALL” está logo à frente; na entrada desse pavilhão está uma estátua de Confúcio e o “DA CHENG BELL”, um lindo sino de bronze de 1,5 toneladas, que nos remete aos ares do tempo do Colégio e “a hora do sino”.

20170214_125118

Além de outros pavilhões como a casa de chá, um museu de arte, existe o “Zun jing Pavilon” que é uma pequena biblioteca com documentos expostos de pensamentos e estudos de Confúcio e seus seguidores.

20170214_125356_001

Wen Miao é o único complexo de arquitetura antiga em Shanghai, com uma história de mais de 700 anos em memória ao grande sábio chinês – Confúcio (孔子). O templo serviu como instituição de ensino superior.

O MING LUN HALL é o pavilhão que eu mais gostei, pois expõe uma coleção de bules maravilhosos. Você fica imaginando aquela porcelana na sua mesa!!!!!!

20170214_130807

20170214_130659

20170214_130653

Outro ponto muito bonito do Templo e propício à meditação e silêncio é Kui Xing Pagoda, com o jardim e o lago a sua frente.

20170214_130226

 

 

20170214_130839

20170214_130826

Vale Muito a pena conhecer o Templo de Confúcio e se puder ir durante a semana, o silêncio e paz estarão garantidos.

Até o próximo lugar em Shanghai!!!

 

 

Anúncios

2 comentários em “Quem foi Confúcio ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s