Dinastias da China – Cháo Dài – Parte I

DINASTIAS DA CHINA – CHÁO DÀI

Todos nós ouvimos muito falar em dinastias da China, mas pouca coisa sabemos realmente de cada uma delas e qual foi a sua importância em cada época.

Quando falamos em Dinastia a palavra Imperador automaticamente está associada e logo nos lembramos do filme “O Último IMPERADOR” de Bernardo Bertolucci lançado em 1988.

Ao todo foram 80 dinastias na China iniciando em 2.070 a.c., isso é mais de 4.000 anos de história, porém a partir de aproximadamente 8.000 a.c. começaram a aparecer assentamentos de grupos dotados de uma economia agrícola primitiva, em regiões do litoral leste e junto aos deltas do Rio Amarelo (principal Rio da China).

E por falar em Imperador, este representa o maior poder da Dinastia, geralmente conquistado por guerras, mas para todos os efeitos, por vontade de “Deus” e esse poder é passado de pai para o filho. Como os Reis no Ocidente.

Nesse rápido vídeo de 1 minuto, você poderá acompanhar as mudanças ocorridas no território Chinês, ao longo do tempo e de suas várias dinastias.

Claro que eu não vou falar de todas as Dinastias, nem me propor a dar uma aula de história, mas vou mostrar alguns pontos principais das Dinastias mais importantes.

Cronologia:

  • 2070 a.C. a 1600 a.C. – DINASTIA XIA.
  • 1600 a.C. a 1050 a.C. – DINASTIA SHANG.
  • 1066 a.C. a 221 a.C. – DINASTIA ZHOU (OCIDENTAL E ORIENTAL).
  • 221 a.C. a 206 a.C. – DINASTIA QIN.

1dinastiasqin

Essa dinastia tem história:

Qin Shi se declarou o primeiro imperador da China, apesar de ter governado por um curto período, seu governo foi decisivo. Foi ele que unificou a China; pois até então a China possuía várias pequenas tribos, com várias dinastias acontecendo ao mesmo tempo, sendo que cada uma possuía sua escrita, sua língua, sua cultura e seu dinheiro.

Ao unificar a China, Qin reuniu todos os ideogramas, padronizou o sistema monetário, de pesos e medidas e iniciou o sistema político, criando ministérios e províncias.

Foi ele quem iniciou a construção da Grande Muralha e criou os guerreiros de Terra cota, conhecido como os guerreiros de Xian, os quais nós paulistas tivemos a oportunidade de conhecer em 2.003, numa exposição na Oca no Ibirapuera com mais de 820 mil visitantes.

Apesar de sua grande contribuição para a história da China, foi um imperador impiedoso e suas grandes obras (muralhas e guerreiros), na verdade foram construídas com a sua crença de que iriam protegê-lo de seus inimigos após sua morte.

  • 206 a.C.a 220 d.C. – DINASTIA HAN.

2dinastiashan

Grande desenvolvimento da China, anos dourados. A sociedade Han foi fundamentada nos princípios propostos por Confúcio, adotados até hoje. Para saber mais sobre Confúcio acesse o post:  Quem foi Confúcio ?

Abriu o país para outros países vizinhos, consequentemente absorvendo várias culturas, com isso tornou-se a maior etnia da China, a etnia han.

“Língua Chinesa” em mandarim é han yu, ou seja, língua da etnia han.

Foi nessa época que se estabeleceu a Rota da Seda.

  • 220 a 589 – Período de desunião e muitas guerras internas.
  • 581 a 618 – DINASTIA SUI, a China é novamente unificada.
  • 618 a 907 – DINASTIA TANG.

Grande prosperidade econômica, expansão territorial, as religiões estrangeiras são toleradas.

  • 907 a 960 – São instaladas 5 dinastias sucessivas.
  • 960 a 1279 – DINASTIA SONG (SETENTRIONAL E MERIDIONAL).

3song-9-638

Grande desenvolvimento cultural e econômico. Começaram a surgir indústrias.

  • 1279 a 1368 – DINASTIA YUAN.

Essa nós também já ouvimos falar, pelo menos o nome do seu líder.

Domínio Mongol, o líder Gengis Khan, uniu as diversas tribos de fala mongol e conquistou o norte da China. Abriu o mercado para a Europa e nessa época aparece Marco Polo que passou 21 anos a serviço de Kublai Kan, neto de Gengis Khan, que reinou por 34 anos.

Foi nessa dinastia que Beijing passou a ser a capital da China.

Invenção do Ábaco.

  • 1368 a 1644 – DINASTIA MING.

4dinastiasming

Foi um dos períodos mais longos e estáveis da história da China.

A cidade Proibida em Beijing passa a ser a morada do Imperador. A grande Muralha foi reforçada e ampliada.

A porcelana azul e branca e a seda se tornam muito famosas e requisitada na Europa.

5ming8-1

O chá se torna a bebida da moda na Europa e é levada para lá pelos portugueses.

  • 1644 a 1911 – DINASTIA QING A ÚLTIMA DINASTIA.No século XIX foi um dos períodos mais turbulentos da história da China, com levantes internos, desastres naturais, e a intromissão implacável do Ocidente resultaram no fim do Império.As potências Ocidentais, como Inglaterra e França, frustradas com a relutância dos chineses em se abrir ao comércio exterior, provocam pressões cada vez maiores.Interessados em proteger o comércio de ópio de suas colônias na Índia, os britânicos deflagram a Primeira Guerra do Ópio que resultou em pagamentos enormes por parte da China aos Britânicos e a Cessão de Hong Kong à Grã-Bretanha.Após a segunda guerra do Ópio, a Grã-Bretanha e França, dividem a China em “esferas de influência”, com Ingleses tomando Xangai, Alemães a província de Shandong e franceses dominando a fronteira do Vietnã.

 

  • 1912 Acaba a Dinastia e começa a República da China, a partir daí é outra história.

Quer saber mais sobre a história da China, abaixo segue algumas dicas de filmes, séries e livros para você se aprofundar:

– Série Marco Polo (essa infelizmente parou no meio, mas dá para ser ter uma ótima ideia da Dinastia Yuan).

– O Último Imperador.

– A maldição da Flor Dourada (DVD).

– Cisnes Selvagens – Três filhas da China.

– Nenhum a menos (DVD).

ZÀI JIÀN. ATÉ A PRÓXIMA CURIOSIDADE. !!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s