Xidi uma Aldeia no Interior da China

Xidi uma Aldeia na Província de Anhui.

 

A província de Anhui fica a oeste de Shanghai. As principais atrações de Anhui estão no sul, onde extensos arrozais são banhados pelo rio Huai.

Hongcun e Xidi foram em 2.000 considerados pela Unesco, patrimônios da humanidade, são conhecidas pelas casas Ming e Qing.

Hongcun data de 1.131, cercada de montanha é conhecida como “vilarejo de uma pintura chinesa”, a cidadezinha tem traçado em forma de búfalo e é irrigada por uma rede de canais. É uma aldeia mais “cosmopolita” (cuidado com a palavra cosmopolita, porque está entre aspas), quero dizer: tem mais restaurantes, mais movimento, um pouco mais agitada.

Xidi recebeu esse nome devido a um rio da aldeia percorrer em direção Leste-Oeste, uma vez que “xi”, em chinês, significa oeste.

Mas também o nome Xidi está relacionado com o fato de a região ter tido um posto de correio na antiguidade (“di” significa correio em chinês).

Xidi tem um labirinto de vielas com mais de 100 casas que datam do fim do período Ming. Algumas têm pátios charmosos e interiores decorados com painéis de madeira entalhada e biombos. Tive e oportunidade de ficar hospedada em uma dessas casas.

Na verdade era um antigo chiqueiro da cidade que a artista plástica Li Guoyu transformou em uma charmosa pousada – Pig’s Inn e mobiliou com móveis da época. Juro é limpo e cheiroso!!!!

A cidade é toda murada, todas as casas são brancas, uma pintura caiada desbotada pelo tempo, e o que chama mais a atenção são as telhas pretas e os formatos dos telhados.

A arquitetura das casas, cada detalhe, as pequenas janelas posicionadas no alto das residências inspiram os artistas da região a sentar em suas estreitas ruas e desenhar.

O charme da cidade está na arquitetura, nos estreitos becos pavimentados de pedra ardósia.

O mármore preto é o material mais utilizado na produção de arcos de portas e janelas da aldeia, transmitindo uma sensação solene e misteriosa. É usado também no artesanato local, onde lindas e caras esculturas são produzidas.

Ainda é um roteiro turístico bem local, durante os três dias que ficamos lá, éramos os únicos ocidentais.

Não preciso dizer que a atração de Xidi nesses dias foi a Arquitetura, eu e o Paulo.

Ninguém fala inglês, mas todos tentam te ajudar de alguma forma. O melhor é ir para lá, ou com uma agência de turismo ou com algum amigo local que possa ser seu tradutor e facilitar sua vida.

Onde comer:

Os restaurantes em Xidi são escassos e os poucos que tem, servem comida da região, em geral são pratos simples e caseiros, como frango refogado, muita verdura refogada (como espinafre, chuchu, broto de bambu), porco com batatas, peixe de rio, etc.

Dá para comparar Xidi com uma Parati ou Ouro Preto, mas apesar de toda a história e arte ali existente, falta o charme de um restaurante para terminar a noite, ou tomar um café à tarde. Isso aqui não existe!! Um bom vinho ou uma cerveja gelada é difícil.

A cidade vive de sua agricultura, e tudo o que é consumido em sua alimentação é plantado ali.

Ficando em Xidi, você pode visitar Hongcun, ou vice versa, pois as cidades ficam bem perto uma da outra, 20 km.

Além das duas cidades existe o Parque Shili que é uma Floresta de Pedras, bem legal para conhecer e suar.

A região é muito bonita, cheia de plantações de chá, toda florida. Isso porque estivemos lá na primavera, mas algumas fotos do Inverno com neve torna a cidade muito charmosa também.

Você pode ir de avião Shanghai/Tunxi – Huangshang City, uma hora de voo ou ônibus 5 horas (sem trânsito), não existe trem de alta velocidade para essa região ainda.

Tunxi está à uma hora de Xidi. Alguns hotéis em Xidi disponibilizam transfer do aeroporto até o hotel.

Foi uma super experiência conhecer essa cidade, indico para quem não tem receio de se aventurar pelo interior da China, você não encontrará conforto, boa gastronomia nem sofisticação, mas dá para relaxar a mente, dormir num silêncio profundo e respirar ar puro.

 

Zài Jiàn. Até a próxima cidade.

 

Anúncios

4 comentários em “Xidi uma Aldeia no Interior da China

  1. Procurando informações sobre as Montanhas Amarelas cheguei no seu blog. Bom saber que esse vilarejo é assim tão charmoso, então já vou aproveitar meu passeio pra conhecer as famosas Montanhas Amarelas e conhecer também Xidi. Obrigada por compartilhar suas impressões.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s