Feriados na China

FERIADOS NA CHINA

Nesse próximo final de semana teremos outro feriado prolongado aqui na China, então achei interessante compartilhar com vocês os feriados que existem aqui.

Uma das primeiras coisas que fazemos quando chega o final do ano e vamos tendo contato com o calendário do ano seguinte é dar um olhada e conferir como serão os feriados, é ou não é verdade ??

O que pode nos animar ou não, dependendo do mix encontrado !!!

Aqui na China, além do calendário lunar ser o utilizado (e não o solar, como no ocidente), as datas mais importantes são bem diferentes quando comparadas a outros países, e muitos feriados sofrem alterações a cada ano, e, por isso, não são celebrados sempre em uma mesma data.

Atualmente há sete feriados na China, após uma grande reforma em 2008 ser executada, onde realmente há o costume nacional de se tirar folga durante as celebrações. Existem outros tipos de festividades e datas comemorativas, mas elas não são configuradas como feriados.

Os feriados na China são caracterizados pela junção dos dias de semana do feriado aos fins de semana, criando feriados prolongados. Mas não fiquem tão felizes assim, pois tudo é compensado.

Assim, um feriado anunciado para sexta-feira é considerado oficialmente como um feriado prolongado de três dias (de sexta-feira a domingo).

FERIADOS DE 2017.

 

Ano Novo

Mesmo não sendo tão celebrado quanto o Ano Novo Chinês, o primeiro dia do ano de acordo com o calendário gregoriano também é considerado feriado para os chineses.

 

Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês também chamado de Festival de Primavera, é celebrado há mais de 4.000 anos. Além de ser considerado o mais importante é também o mais longo feriado chinês!

Tenho nesse blog um post sobre o Ano Novo Chinês, onde escrevi somente sobre essa importante celebração, se quiser saber mais clique https://xinachina.wordpress.com/2017/02/06/ano-novo-chines-chun-jie/

É um feriado familiar, e o país todo literalmente para.

 

Qingming

É a data utilizada para homenagear os mortos. É quando os chineses costumam ir até os cemitérios, deixando flores, orações, e também limpando os túmulos de seus ancestrais. É o nosso feriado de Finados.

 

Dia do Trabalho

O dia do Trabalho segue o calendário solar, e, portanto, é celebrado na China no mesmo dia em que é comemorado no Brasil e em outras partes do mundo. A diferença é que o feriado é prolongado para os chineses, pois o sábado e domingo também são dias úteis aqui.

Dragon Boat Festival

O Dragon Boat Festival, também conhecido como Duan Wu é um dos mais tradicionais. Comemorado há mais de 2.000 anos, é utilizado para celebrar um antigo poeta chinês chamado Qu Yuan (340 a 278 a.C).  Esse feriado é comemorado no quinto dia do quinto mês lunar.

Zongzi, a comida típica do Dragon Boat Festival, um bolinho feito de massa de arroz, com recheios diversos (legumes, carne de porco ou de vaca) embrulhado em folha de bambu em formato de pirâmide.

Durante o Dragon Boat Festival, são tradições as corridas de botes em formato de um tradicional dragão chinês.

Festival do Meio do Outono

O Festival do Meio do Outono comemorado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, está relacionado ao fato de marcar a metade da estação do outono. Também é conhecido como o Festival da Lua, uma referência ao período do ano em que a lua se encontra mais brilhante e redonda, além da ligação que apresenta com o astro.

Esse feriado remonta há mais de 3.000 anos e é frequentemente associado a lendas e mitologias chinesas, além de antigos costumes de sacrifícios em nome da lua. O astro era considerado como detentor de uma grande influência sobre as mudanças das estações e produção agrícola, por isso, era muito reverenciado.

O Bolinho da Lua é a principal comida típica do Festival do Meio do Outono na China e, acredita-se, que essa guloseima possua a simbologia de reunir a família. É muito comum que os chineses deem de presente os Bolinhos da Lua a amigos e familiares, como uma forma de desejá-los uma vida longa e feliz.

 

Dia Nacional da China – Semana Dourada.

Comemora-se o aniversário da fundação da República Popular da China, que ocorreu na mesma data, no ano de 1949. É o segundo mais longo entre os feriados chineses em 2017 (junto com o Ano Novo Chinês), se estende por, pelo menos, sete dias. Por isso, é conhecido popularmente como “Semana Dourada”, sendo um dos períodos em que os chineses mais viajam, ou seja hotéis e pontos turísticos lotados. DICA PARA QUEM PRETENDE VISITAR A CHINA.

Entre os costumes mais tradicionais dessa data estão os desfiles abertos ao público, a queima de fogos, exposições de danças e músicas, além de adornos e esculturas de tons patrióticos espalhados por quase todas as cidades do país.

É muito comum ver nas ruas chineses usando acessórios estampados com bandeiras chinesas, um dos mais recentes, mas também um dos mais importantes feriados na China.

Esses são os feriados aqui na China, existem outras festividades, como Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Dia da árvore, etc. mas essas datas não são feriados e tem dias diferentes dos comemorados no Brasil, como exemplo o Dia das Crianças comemora-se no dia 1º de Junho.

Mas você pode me perguntar ou achar que eu esqueci:

– E o Feriado do Natal (25 de Dezembro), Páscoa, Sexta Feira Santa, Corpus Christi ??

– Esses não existem aqui !! Trabalha-se normalmente.

Para quem é expatriado, no Natal em geral, os que podem voltam para seus países, mas a Sexta Feira Santa, Páscoa, Corpus Christi etc. é dia normal.

Você começa a observar as diferenças culturais nesses detalhes, não existe dia de nenhum Santo, assim como nenhuma religião tem data comemorativa. São apenas sete feriados contra doze do Brasil.

É isso aí. Até a próxima dica.

Anúncios

Um comentário em “Feriados na China

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s