Tongli uma Cidadezinha à beira d’água.

Tongli

Um dos primeiros post que escrevi, logo que comecei meu blog, foi sobre Zhouzhuang https://xinachina.com.br/2017/01/25/zhouzhuang/ uma pequena cidade no Canal de Jinghang.

Hoje relendo, vejo que faltou um montão de informação, mas tudo bem vou compensar com esse sobre Tongli.

Mas o que Tongli tem a ver com Zhouzhuang, além da dificuldade de pronunciar os respectivos nomes?

Assim com Zhouzhuang, Tongli, Wuxi, Suzhou, Yangzhou, Hangzhou, entre outras, ficam à beira d´água ou à beira de um canal.

Mas o que é isso?

Em 486 a.C. foi iniciada a construção de um Grande Canal, que tinha como objetivo ligar Pequim a Hangzhou (o norte populoso com o sul produtor de arroz), cruzando campos de batalha e distribuindo alimentos para todo o império. O terreno acidentado levou às primeiras comportas duplas que se tem notícia em 984.

Sua construção durou 1.000 anos e continua sendo o maior canal artificial do mundo.

Diz a lenda que o imperador Sui, “comemorou” o término da obra navegando o canal com uma flotilha de barcos de dragão cheio das mulheres mais bonitas do império.

– Entendeu porque eu coloquei comemorou entre aspas?

Atualmente com o desenvolvimento das ferrovias, o grande canal perdeu sua função inicial, é utilizado para barcos de turismos, pesca e algumas barcaças transportam produtos locais.

Algumas das cidades que citei acima são muito prósperas como Suzhou, Yangzhou e Hangzhou e merece um post a parte (em breve).

Porém as demais são lindas cidadezinhas à beira d’água que dão uma ideia de como as grandes cidades devem ter sido no passado.

Todas as casas dão para uma rede de canais que são transpostos por dezenas de pontes de pedras.

Algumas dessas casas são abertas ao público e é superinteressante visitar seu interior. Existem casas que são verdadeiros palacetes com estacionamento de barcos, jardins maravilhosos e lagos internos com carpas.

Alguns pontos legais para conhecer em Tongli:

  1. Pearl Tower: É uma pequena torre de pérolas (mais ou menos interessante), mas a casa onde ela fica vale a pena conhecer.
  2. Three Bridges: Existem 55 pontes na cidade de Tongli. As mais famosas são as três pontes. É fácil localizar, pois essas três pontes estão juntas (tipo em uma esquina) e é perto do local onde saem os barquinhos para passear no canal. Ao se casar, no nascimento de uma criança, comemorando o aniversário, as pessoas atravessam as três pontes para rezar pela saúde, felicidade e pedir benção.
  3. Luoxing Zhou: É uma ilha no lago, onde estão representados o budismo, taoísmo e confucionismo. Durante o Festival da Primavera, as pessoas vão até lá para tocar o sino e orar.
  4. Dar uma volta de barco pelos canais é bem barato RMB 90 para seis pessoas. Vale a pena.

Já visitei duas vezes cada uma dessas cidades, a própria agente de turismo !!

Gostei mais de Tongli do que Zhouzhuang, achei Tongli com menos turistas, dessa forma é mais gostoso passear e um pouco mais “organizada e limpa”.

Na foto acima o rapaz está puxando uma goma de gengibre para fazer bala.

Embora nas duas cidades seja muito difícil comer, no máximo um café, água, refri e sorvete. Não tanto pela comida (atualmente já estou encarando a comida chinesa) mas principalmente pela higiene.

Como comentei no post sobre Xidi  https://xinachina.com.br/2017/05/03/xidi-uma-aldeia-no-interior-da-china/, para mim o maior problema das lindas cidadezinhas muito antigas aqui na China é a higiene.

Isso faz com que perca aquele charme especial. Aquela vontade de sentar na beira do canal, bebendo e comendo alguma coisa gostosa e ver a cidade passar na sua frente.

Eu ainda não aprendi a fazer isso aqui na China !!!

Mas mesmo assim, vale muito a pena conhecer qualquer uma dessas cidades com muitos anos de história e com certeza você terá fotos lindas.

 

E aí você tem vontade de conhecer alguma dessas cidades com mais de 1.000 anos de história ? Deixe aqui seu comentário.

Zài Jìan.

 

 

 

Anúncios

5 comentários em “Tongli uma Cidadezinha à beira d’água.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s