Hangzhou – A Cidade do Céu descrita por Marco Polo.

Aproveitei uma 6ª feira que o Paulo tinha uma reunião em Hangzhou e fui com ele; enquanto ele trabalhava fui conhecer a cidade.

E que surpresa agradável !!!

ESSAS PLANTAS AQUÁTICAS SÃO FLOR DE LÓTUS. NÃO ESTÃO FLORIDAS.

Sempre ouvi falar de Hangzhou, mas imaginava uma cidade grande, com os lugares turísticos habituais da China para conhecer: jardins e templos. (Depois de um tempo aqui, você começa a achar todos os Templos iguais, é meio como as igrejas em Ouro Preto ou na Europa, você conhece cinco e parece que tudo é o mesmo).

Fui passear em um Templo chamado Jinyng e depois conhecer o Lago Oeste, mas aqui foi diferente e vou contar o porquê.

Antes é importante conhecer um pouquinho da história de Hangzhou.

A cidade foi capital da dinastia Song Meridional, entre 1138 e 1279. Marco Polo a descreveu como “a Cidade do Céu” a mais magnífica de todo o mundo. Mesmo depois que os Mongóis passaram a capital para Pequim, Hangzhou continuou a prosperar como cidade comercial.

Apesar do Exagero de Marco Polo, é uma cidade que merece ser visitada e um final de semana é ideal para conhecê-la.

Alguns pontos turísticos:

  • Lago Oeste – xī hú – falo dele mais abaixo.
  • Yue Fei Mu – Túmulo do general Song, Yue Fei, herói popular chinês.
  • Impression West lake – falo dele mais abaixo.
  • Museu de Medicina Chinesa.
  • Museu do Chá.
  • Vilarejo de Longjing – É um vilarejo que produz uma das mais famosas variedades de chá-verde da China.
  • Lingyin Temple – Lin yĭn shì – falo dele abaixo.

Lago Oeste (Xī Hú)

É considerado uma das maravilhas panorâmicas da China. É a atração principal da cidade. Ocupa 8km2 no coração de Hangzhou. Rodeado por colinas, com pontes decoradas por salgueiros e várias plantações de flor de lótus, inspira todos os jardins da China.

Combinaram a natureza chinesa e a habilidade humana e redesenharam toda a margem do lago, criando ilhas, pagodes, pontes e templos. Foi declarado patrimônio da Unesco em 2011.

Pode alugar um barco e passear pelo lago ou fazer uma caminhada pelas calçadas e passarelas sombreadas. Foi o lugar mais gostoso que eu pude passear a pé aqui na China, me lembrou os calçadões das praias no Brasil. (Não sei se eu estou muito carente de praia !!!).

Pontos importantes para conhecer no Lago Oeste:

  • Ponte para o Jardim Quyuan
  • Passarela Bai
  • Ilha de Xiaoying
  • Jardim Huagang
  • Passarela Su
  • Três pontos que refletem a Lua.

Dá para ficar passeando ao redor do lago o dia todo se quiser. Minha sugestão é reservar à tarde para ele, jantar em um restaurante na beira do lago e depois assistir o Show Impression West Lake (que falo abaixo).

Impression West Lake:

Toda a noite no lago em frente ao templo Yue Fei, tem um espetáculo de água, luz e dança criado pelo diretor Zhang Yimou, que produziu a abertura das Olimpíadas de 2008.

O show dura uma hora e tem duas sessões das 19h45min e das 21h00min. É um show bem bonito ao ar livre, com efeitos de luz e água. Parece que os bailarinos dançam sobre as águas.

Não espere nada como os shows dos EUA, “fogos, explosões,etc ….” aqui na China a simplicidade em suas demonstrações é o que comanda, mas Super Recomendo esse Show.

Lingyin Temple:

O templo fica em uma área montanhosa conhecida como Feilai Feng, foi fundado em 326 e já abrigou 3 mil monges que oravam em mais de 70 halls.

Ainda hoje é um dos maiores templos budistas da China. Sofreu vários ataques durante a Rebelião de Taiping e a Revolução Cultural.

A montanha tem dezenas de esculturas talhadas na rocha, muitas do século X, mas a mais impressionante é o Hall do Grande Buda, uma estátua de 20 metros, de 1956.

Hangzhou é bem perto de Shanghai, cerca de uma hora de trem rápido, a partir da Estação Hongqiao (Linha 2 e 10 do metrô), o trem sai o dia inteiro em intervalos pequenos.

Espero que tenham gostado de Hangzhou. Beijos e até o próximo lugar na China.

Anúncios

Um comentário em “Hangzhou – A Cidade do Céu descrita por Marco Polo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s