Invenções Chinesas e nós dizemos que eles copiam tudo!

Invenções Chinesas e nós dizemos que eles copiam tudo!

Hoje em dia quase tudo tem a etiqueta “Made in China”, às vezes compramos um produto super exclusivo em um país diferente e quando vamos ver a etiqueta “feito na China”.

Mas o fato é que toda essa produção gigantesca é feita de produtos desenvolvidos no ocidente e confeccionados na China por uma questão de custo. Pelo menos era o que acontecia no passado, hoje em dia o custo China, não é mais tão em conta assim.

Mas a China tem seus méritos e são muitos, desde a antiguidade até os tempos modernos, muitos processos, automatizações, tecnologia e invenções são desenvolvimentos dos chineses.

As mais famosas e úteis para a humanidade foram:

PAPEL – data de aproximadamente 2 mil anos atrás e realmente mudou a vida de todos. Tudo teve início com a escrita no bambu, que foi precursor do papel. O papel saiu da China após a invasão dos muçulmanos, que persuadiram os trabalhadores a contarem o “segredo” da sua fabricação. Depois passou para as mãos dos espanhóis, até chegar aos Estados Unidos por volta de 1.600 e se espalhar pelo mundo. Os primeiros papeis eram feitos de casca de bambu, amoreira, cânhamo e seda.

PÓLVORA – está presente na história da China desde a dinastia Tang. A pólvora era um suposto ‘elixir da vida’. Para fazer o ‘elixir’ precisavam de enxofre, carvão e salitre. Os alquimistas da dinastia Tang começaram os experimentos com as substâncias. O resultado foi descrito num texto de meados do século IX onde dizia que “resultou em fumaça e chamas e as mãos e rostos ficaram queimados, bem como a casa onde eles trabalhavam”.

BÚSSOLA – a bússola apareceu na dinastia Qin (200 a.C.), e foi descoberta por acidente. Naquela época ela não era usada para direção e sim, para guiar o ‘Feng Shui’, marcando o norte e o sul, principalmente, para atrair boa sorte e fortuna para suas casas. Só mais tarde eles perceberam a utilidade de localização que a bússola podia proporcionar. Existe uma controvérsia sobre quem inventou esse instrumento, pois os europeus criaram uma versão própria da bússola antes que os chineses usassem a sua para a navegação.

IMPRENSA – foi a quarta maior invenção chinesa e surgiu entre os séculos IV e VII (dinastia Tang), aproximadamente. Desenhava-se numa superfície de madeira que depois recebia tinta e era “carimbada” no papel. Somente na dinastia Song surgiram os tipos móveis de impressão. Um bloco de madeira gravada era usado para difundir os ensinamentos do budismo.

E tem mais!

Só por essas invenções citadas acima os chineses já merecem nosso respeito, mas eles não pararam por aí. E quando vemos as tradições chinesas, essas invenções fazem todo o sentido: só poderiam ter sido criadas por eles. Vejam só:

SERICICULTURA – há vestígios arqueológicos que mostram que as técnicas de criação de larvas para a obtenção de seda já existiam por volta do ano 5.000 a. C. na China. O produto era a mercadoria mais cara do país e abriu muitos caminhos para o comércio chinês com o resto do mundo.

SINOS – Foram inventados em meados de 3.000 a.C. e eram chamados de “lings”. Um dos exemplares mais antigos foi encontrado em Henan, na China central.

PIPA – Foi inventada na China há cerca de três mil anos. A primeiro texto que descreve o objeto foi escrito pelo filósofo Mo Tzu. E realmente não há um parque nesse país onde não se veja muitas pipas voando nos finais de semana.

FOGOS DE ARTIFÍCIO – Foram inventados há cerca de mil anos, logo após a invenção da pólvora. Bom, isso ficou meio óbvio, e eles são mestres na arte de ornamentos com fogos de artifício, apesar de que, há cerca de dois anos, o governo vem restringindo o uso desse artifício nas festividades em todo o país.

DOMINÓ – O jogo foi criado pelo soldado chinês Hung Ming, que viveu de 243 a.C. a 182 a.C. e tem muito em comum com os demais jogos chineses, como mahong e o xadrez chinês.

JOGOS DE CARTA – Os primeiros jogos de carta foram encontrados no século IX, durante a dinastia Tang.

TINTA – Foram inventadas pelos chineses há 4.500 anos, combinando fuligem, óleo de lampião, gelatina e almíscar.

ÁBACO – Criado por volta de 1.200, era usado para fazer cálculos.

PAPEL-MOEDA – Devido à falta de cobre, a dinastia Tang introduziu esse novo sistema monetário no ano 806, mais de 800 anos antes de o papel-moeda surgir na Europa.

MACARRÃO – Reza a lenda que o explorador italiano Marco Polo levou a massa da China para a Europa no ano 1.292.

CARDÁPIO – O primeiro cardápio de restaurante foi criado há cerca de mil anos, durante a dinastia Song. A solução foi criada para descrever a abundância de alimentos da culinária chinesa.

CARRINHO DE MÃO: usado na agricultura, na indústria e por militares. Como o arado ele aumentou muito a eficiência dos trabalhadores braçais.

10-invencoes-chinesas-6

 

SISTEMA DECIMAL: criado junto com o sistema de escrita, levando a avanços na matemática.

ESTRIBO: aumentou a eficiência doa cavalos, como instrumentos de transporte.

PORCELANA: Técnicas de cerâmica alcançaram um novo pico no século VI com a descoberta da verdadeira porcelana: resistente, branca e translucida. O método de produção eram segredos bem guardados aumentando seu valor.

CERÂMICA DE ALTA TEMPERATURA: Foi criada na dinastia Shang, junto com os primeiros vitrificados, que acrescentaram cores fortes e impermeabilização.

NAVIO DE CARGA: projetado com compartimentos e equipado com velas latinas e leme de popa, era tecnicamente superior aos similares europeus.

SISMÔMETRO: inventado por Chang Heng, identificava a direção de um terremoto quando uma bola caia de um dos dragões para a boca do sapo.

A lista é grande e acho que muitas coisas vocês nem imaginavam. Muitas vezes, a gente usa os objetos, e nem sequer imagina quais os caminhos pelos séculos eles percorreram para chegar até nossas mãos.

Muitos chineses acham que tanta coisa foi criada por eles e copiada pela humanidade, sem nenhum pagamento de Royalty e hoje em dia o que eles copiam é criticado por todos.

O que você acha desse pensamento?

Zài Jián, até a próxima curiosidade da China.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s