Você conhece o WeChat ?

Você conhece o WeChat ?

Com certeza você conhece e tem Whatsapp.

No Brasil e na maior parte do Mundo, as pessoas vivem se conectando e fazendo negócios através desse aplicativo.

Quando alguma ordem judicial manda bloquear o Whatsapp, é um verdadeiro alvoroço e se o aplicativo resolver “Dar Pau”, pronto vira notícia em todos os jornais.

Pois é, por incrível que pareça na China o Whatsapp é proibido, e se você estiver com um celular com chip do Brasil ou de outra parte do mundo, você só conseguirá acessar o Whatsapp através de VPN e fazendo muitos “malabarismos tecnológicos” (esse tema merece um post a parte, pois o VPN na China, também é ilegal).

Em janeiro de 2011 a Tencent na China, desenvolveu um serviço de comunicação de texto e mensagens de voz, o Wechat, cujo nome na China é Wēixìn 微 信, que traduzido literalmente, quer dizer: micro mensagem.

Hoje é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas no mundo.

É difícil competir com dois bilhões de pessoas em um só país !!

O aplicativo está disponível no Android, iPhone, BlackBerry, Windows Phone. Pode-se baixar na Apple Store, por exemplo, em qualquer lugar do mundo.

Em 2015 o aplicativo já contava com 600 milhões de usuários ativos, sendo 70 milhões fora da China, afinal os chineses estão pelo mundo todo.

Mas na verdade, quando você conhece o Wechat e começa a utilizá-lo, não sabe mais viver sem ele. Principalmente aqui na China.

Ele faz todas as funções do Whatsapp (que não é conhecido entre os chineses) e Facebook (que é proibido na China). Isso só falando do relacionamento social, pois na realidade ele tem mil e uma funções e com ele você pode fazer novos amigos, comprar, vender, receber e enviar dinheiro, fazer saque da sua conta bancária, transferência bancárias, fazer grupos sobre os mais diversos temas, chamar taxi, alugar bikes para pegar em qualquer local, pedir comida, agendar consultas médicas, fazer check in de voos, ler notícias, enfim é Mil aplicativos em apenas um.

As lojas, supermercados e comércio em geral preferem receber pelo wechat ao invés de cartão de débito ou crédito.

Claro que algumas funcionalidades estão disponíveis apenas em mandarim, mas cada vez mais, serviços em inglês estão sendo disponibilizados e é possível traduzir.

Algumas Facilidades Interessantes: 

  • É só balançar seu telefone, com a função “people nearby” ativada, que ele vai detectar todos os usuários que estão a sua volta. Aí é só convidar para ser amigo!

 

  • Aqui se compra e vende coisas usadas ou novas com a maior facilidade do mundo. As pessoas colocam a foto, o preço. Os interessados se adicionam mutuamente, acertam como será feita a entrega e o pagamento é feito ali mesmo, como transferência automática em tempo real.

 

  • QR Code – Aqui tudo se conecta através dele. Quer me adicionar ? Peça o meu QR Code (gerado pelo próprio app, e escaneie). Pronto.

 

  • Você também pode escanear o código direto de um cartaz ou website, e conectar-se automaticamente com a empresa ou informação.

 

  • O mais divertido para mim são os Stickers. Milhares, lindos, engraçados; e se alguém te enviar um Sticker legal, você copia e guarda no seu álbum.

 

É isso aí. Na China a gente se comunica somente pelo Wechat e como é bastante difícil usar o Whatsapp para falar com alguém aqui no Brasil, pedi para minha família baixar o aplicativo chinês e assim facilitou nosso bate papo diário.

Beijos e Até a próxima curiosidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s