Você sabe o que é Ba Gua (pinyin) ou Pa Kua (八卦)

BAGUÁ

O Baguá é uma ferramenta utilizada no Feng Shui que mapeia o fluxo de energia nos espaços.

Você sabia que o Feng Shui (se fala Fân chuêi, assim mesmo com o ei no final, e não fengui xui como costumamos falar no Brasil) tem sua origem na China.

Vou deixar para falar do Feng Shui em um post específico, hoje vou explicar somente sobre o Baguá.

O Baguá, que é uma espécie de mapa em formato octogonal, serve para identificar os ambientes que precisam ser harmonizados.

Ba Gua (pinyin) ou Pa Kua (八卦) é a representação de um conceito filosófico da China antiga, sua tradução literal significa oito mutações. Por isso é representado como um diagrama octogonal.

Oito trigramas em volta do símbolo de yin yang constituem o baguá, uma tentativa de codificar o funcionamento do Qi (ti). Cada trigrama é composto de três linhas: yin (interrompidas) ou yang (contínuas). Juntos criam combinações possíveis desse conjunto de linhas e descrevem o movimento potencial entre os diferentes estados de Qi.

 

O Poder do Qi

Na China existe a noção filosófica de um Qi cósmico, ou sopro que permeia o universo.

Acredita-se que o Qi criou o cosmo e a Terra, possibilitando o surgimento de forças opostas negativas e positivas (Yin Yang). Qualquer mudança física que ocorra no mundo é tida como produto do Qi. O conceito do Qi permeia todas as áreas do pensamento chinês, trata-se de um principio que orienta tanto a ciência tradicional como as artes.

A lenda mais popular sobre a descoberta do Baguá diz que o imperador Fun Hsi viu os trigramas desenhados no casco de uma tartaruga, às margens do Rio Amarelo, e com eles desvendou o segredo de todas as coisas.

O Baguá é a união desses trigramas e serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes. Contudo, sua configuração no Feng Shui 風水 é especial, pois levam em consideração as alterações do espaço como paredes, portas, janelas e as vibrações da natureza (como localização do nascer e por do sol, barreiras naturais como montanhas etc.).

O conceito não se aplica apenas à filosofia Taoísta Chinesa, mas é também fundamental em outros domínios da cultura Chinesa, como as artes marciais chinesas e a navegação.

Cada canto do ambiente tem seu significado, sua cor, seu elemento e sua forma.

Para identificação de cada um é preciso aplicar o Baguá sobre a planta baixa da casa, considerando a porta de entrada. Deve-se colocar o Guá do Trabalho na parede onde está a porta de entrada mais utilizada na casa.

Cada um dos cantos do Baguá é conhecido como guá e simboliza uma área da vida. São elas:

  1. Carreira/Trabalho
  2. Sabedoria / Espiritualidade
  3. Família / Saúde
  4. Prosperidade
  5. Sucesso
  6. Relacionamentos
  7. Criatividade
  8. Amigos

 

  • GUÁ DO TRABALHO/CARREIRA

Cores: Preto e Azul-Escuro

Forma: Sinuosa

Elemento: Água

O movimento e a ideia de continuidade regem essa área, que está relacionada com a sua vida profissional e também com as rotinas diárias. Tudo vai bem em seu cotidiano e no ambiente de trabalho quando há harmonia nesse guá.

  • GUÁ DA SABEDORIA/ESPIRITUALIDADE

Cores: Azul, Violeta e Verde.

Forma: Quadrada

Elemento: Terra

Desenvolvimento é a palavra-chave desse local, no qual é cultivado o intelecto, a intuição, o autoconhecimento e a clareza mental. Também é chamado de Guá da Espiritualidade porque tem ligação com o seu crescimento interior e suas crenças religiosas.

  • GUÁ DA FAMÍLIA/SAÚDE

Cores: Verde.

Forma: Retangular

Elemento: Madeira

É o local dos laços de família desde os ancestrais até os parentes mais próximos. Para superar os obstáculos e fases difíceis da vida, recorremos às nossas origens e raízes para encontrar essa força mágica e revigorante.

  • GUÁ DA PROSPERIDADE

Cores: Roxo, Púrpura.

Forma: Retangular

Elemento: Madeira

Essa é a área da riqueza e da prosperidade. Mas vale lembrar que também é a área da abundância em todas as áreas da vida como saúde, amigos, felicidade, etc. Para ser próspero, é preciso saber agradecer e lidar com a energia do dinheiro de uma forma positiva e equilibrada.

  • GUÁ DO SUCESSO

Cores: Vermelho.

Forma: Triangular

Elemento: Fogo

Sua reputação só depende de você. Por isso, cuide da integridade de sua imagem com sinceridade para que as pessoas possam reconhecer suas qualidades em todos os aspectos: profissional e pessoal. Assim, você se sentirá realizado e chegará ao sucesso.

  • GUÁ DO RELACIONAMENTO

Cores: Rosa, Branco e Vermelho.

Forma: Quadrada

Elemento: Terra

Esse é o guá do amor e do casamento. A felicidade e a harmonia dos relacionamentos só acontecem quando têm como base emoções verdadeiras. Aqui, é preciso cultivar a confiança, o romance, a sintonia e a receptividade entre os parceiros.

  • GUÁ DA CRIATIVIDADE

Cores: Branco e Tons pastel.

Forma: Redonda

Elemento: Metal

O seu futuro é aqui. Neste guá nascem as suas ideias e projetos visionários para um futuro melhor, cheio de entusiasmo, inspiração e alegria. Esse guá também é relacionado aos filhos.

  • GUÁ DOS AMIGOS

Cores: Branco, Cinza e Preto.

Forma: Redonda

Elemento: Metal

Além do seu círculo de amizades, os amigos são todas as pessoas que lhe ajudam. Sabe aquele “anjo que cai do céu” quando você mais precisa? Pois é, ele realmente foi enviado para lhe ajudar. Portanto, os amigos são os seus benfeitores. Esse guá também está relacionado com viagens.

  • GUÁ DO CENTRO

Cores: Marrom, Terra, Laranja e Amarelo.

Forma: Quadrada

Elemento: Terra

É a conexão entre os oito guás. No centro do imóvel está a unidade de todas as coisas e o equilíbrio da energia e da saúde física do ambiente e de seus moradores.

Dicas: Para ativar o Guá, identifique onde fica esse canto em sua casa e decore-o com objetos relacionados às cores, formas e elementos. As soluções mais conhecidas do Feng Shui são feitas através de alterações na disposição de móveis, pinturas, cores, iluminação, plantas e objetos, como espelhos, cristais e sinos de vento. Essas mudanças podem auxiliar na eliminação de bloqueios e ativação de setores que estão estagnados, como prosperidade, relacionamento ou carreira, por exemplo.

Eu sempre gostei de saber sobre o Feng Shui e sobre o Baguá, mas fiquei mais encantada ao descobrir que a origem é chinesa. Em Hong Kong o prédio mais importante do Banco HSBC – ( Hong Kong and Shanghai Banking Corporation) foi todo projetado através do Feng Shui, utilizando o Baguá como ferramenta.

Se dá certo com eles, por que não conosco !!!  Vamos começar 2018 Harmonizados !!!

Beijos e até a próxima Curiosidade.

Anúncios

Um comentário em “Você sabe o que é Ba Gua (pinyin) ou Pa Kua (八卦)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s