China na Minha Vida – O que aprendi com o Dragão.

China na Minha Vida – O que aprendi com o Dragão.

Antes de vir morar na China, assim como muitos expatriados, busquei através da internet e conversando com várias pessoas, todas as informações possíveis sobre o país e a cidade onde iria morar; desde locais para fazer a unha, até supermercado, escolas, hospitais, etc.

Através dessas buscas, encontrei um blog chamado “China na minha vida”, onde a autora Christine Marote, que vive há mais de 12 anos na China, dava dicas e passava informações que a gente tanto precisa.

O mais engraçado quando dizemos que o “Mundo é pequeno” e num contra senso, pois a China é muito grande e tem muita gente; eu conheci a Christine pessoalmente e fizemos uma parceria com nossos blogs em uma matéria que eu pesquisei sobre o “Perfil da Mulher Brasileira na China”.

Nesse mesmo ano de 2017, que foi meu primeiro ano de China, a Chris selou seus doze anos de China com um livro “China na Minha Vida – O que aprendi com o Dragão.”.

E é sobre esse livro que fiz esse post.

Dos mais de 700 posts que ela publicou em seu blog ao longo dos anos, ela escolheu alguns que em 250 páginas de livro, contam com muito carinho sua adaptação, dificuldades enfrentadas com bom humor, curiosidades e muita informação sobre esse povo tão diferente e tão especial.

Para quem gosta da cultura chinesa, precisa fazer uma pesquisa sobre, ou virá trabalhar, estudar, morar na China é com certeza uma leitura obrigatória.

Para quem tem interesse sobre o provo Chinês e um monte de dúvidas, tipo:

– “Eles comem cachorro mesmo?”.

– “Como vocês se comunicam?”.

– “O que vocês comem lá?”.

Vale a pena ler, pois com certeza você encontrará a resposta.

O prefácio foi escrito pela Cônsul-Geral do Brasil em Shanghai, Ana Candido Perez e um dos trechos que chamou minha atenção foi quando ela escreve:

“As redes de solidariedade feminina na comunidade brasileira em Xangai seriam um tema interessante para estudo sociológico”.

Por coincidência quando eu resumi minha pesquisa sobre o Perfil da Mulher Brasileira na China eu observei:

“O que chamou minha atenção, foi à resposta positiva recebida nessa minha empreitada. Passou a ser também uma reflexão sobre a relação das mulheres fora de seus países de origem.”

 Hoje conhecendo pessoalmente a Christine Marote e lendo seu livro, percebi que ela nesses 12 anos de China, tornou-se um dos elos de solidariedade da comunidade brasileira na China, ajudando muita gente que chega para ficar ou está apenas de passagem.

Apenas por isso eu acho que já valeria a pena prestigiar, mas na verdade o livro é muito mais.

Há uma identificação automática com as histórias e a vida de qualquer família expatriada em um novo país.

Você irá se surpreender e descobrir como enfrentar com humor um Mundo tão diferente!!

Caso você tenha interesse em ler, acesse o blog https://www.chinanaminhavida.com  e busque pelo livro ‘ China na minha Vida-O que aprendi com o dragão”.

Grande Beijo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s