Cingapura, Singapura ou Singapore ?

No Domingo dia 21 de janeiro, eu e o Paulo voltamos para nossa vida de Expatriados, porém apesar de sairmos juntos do Brasil, eu vim para Shanghai e o Paulo foi para Singapura, pois tinha uma reunião lá.

Como eu disse no começo “Voltamos para nossa vida de Expatriados !!!”

Depois de 26 horas de voo e mais 5 horas de conexão, cheguei na 3ª feira, no meu apto na China.

Como o Paulo ia ficar a semana inteira em Singapura, decidimos passar o final de semana lá e aproveitar para conhecer mais um país na Ásia. Peguei o voo na 5ª feira e depois de mais cinco horas, desembarquei totalmente zureta em Singapura.

Mas nada que um bom sono não resolvesse e no dia seguinte eu já estava pronta para conhecer esse país tão rico da Ásia.

Até 1943 Singapura foi escrita como Cingapura, em inglês é Singapore; oficialmente é República de Singapura e é uma cidade Estado, formada por 63 ilhas.

O país apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano dos países asiático e é o 9º melhor do mundo. O seu território é altamente urbanizado, mas quase metade dele é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio do processo de aterramento marítimo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Singapura foi ocupada pelo Japão e voltou ao domínio britânico após o conflito. Tornou-se autogovernada internamente em 1959. O território uniu-se a outros ex-territórios britânicos para formar a Malásia em 1963 e tornou-se um Estado totalmente independente dois anos mais tarde. Desde então, teve um aumento maciço em termos de riqueza e é um dos quatro Tigres Asiáticos.

A economia depende fortemente da indústria e serviços e o quarto principal centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de cassinos e o terceiro maior centro de refinação de petróleo do mundo. Seu porto é um dos cinco mais movimentados do mundo.

O país é o lar do maior número de famílias milionárias em dólares per capita do planeta.

O  Banco Mundial considera a cidade como o melhor lugar no mundo para se fazer negócios. O país tem o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo, tornando Singapura um dos países mais ricos do planeta.

E tudo isso você vê assim que desembarca, já no aeroporto você nota a exuberância dos detalhes, os imensos muros verdes espalhados por toda a cidade e como não reparar em uma loja da Louis Vuitton toda em vidro e cristal no meio da baía de Singapura.

Cerca de 5 milhões de pessoas vivem em Singapura, dos quais 2,91 milhões nasceram no local. A maioria da população é descendente de chineses, malaiose e indianos. Há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil. E por incrível que pareça a maioria dos moradores falam todas as línguas.

A cidade é uma república parlamentar. O Partido de Ação Popular (PAP) ganhou todas as eleições desde a concessão britânica em 1959. A imagem popular do PAP é a de um governo forte, experiente e altamente qualificado, apoiado por um serviço especializado civil e um sistema de educação com ênfase na realização e na meritocracia. No entanto, o partido é visto por alguns eleitores, críticos da oposição e observadores internacionais como sendo autoritário e demasiado restritivo quanto à liberdade individual.

Falei um pouco sobre o sistema de governo para contar algumas curiosidades desse país em termos de Ordem e Leis.

Assim que você chega ao país, dentro do avião, lhe é entregue o cartão de imigração, onde se lê com letras grafadas que em caso de tráfego de drogas a Pena de Morte é aplicada de acordo com a Lei do país.

Não se vê nenhum papel, ponta de cigarro, chiclete ou qualquer outra coisa jogada na rua e o motivo é simples. Na primeira infração cometida, você pagará uma multa alta, e em todos os lugares, existem placas mostrando a infração e o valor da multa. Na segunda reincidência, além da multa você prestará serviço público, por exemplo, limpeza da rua, vestindo um uniforme onde estará escrito que você está ali por ter desrespeitado a lei (para que todos vejam !!!!), na 3ª infração você levará cintada na bunda que variará de 3 a 24 chibatadas.

ACHEI BEM INTERESSANTE A IDEIA !!! JÁ PENSOU SE A MODA PEGA NO BRASIL ?

A moeda local é o Dólar de Singapura e hoje corresponde a R$ 2,418. Os preços são bem salgados na cidade.

Singapura está no Hemisfério Sul e o clima aqui é igual ao nosso Nordeste, ou seja, 28º a 30º C o ano todo, o que muda é a quantidade de chuvas.

Para não ficar muito grande e cansativo para ler, no próximo post escrevo sobre os lugares para visitar, comidas e muito mais ….

Até a próxima semana.

 

 

Anúncios

Um comentário em “Cingapura, Singapura ou Singapore ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s