Eu fui parar na Cochinchina !!!!
Vou dedicar esse post à todas as mães que um dia falaram: ” – Nem na Cochinchina !!!”.
Quando sua mãe te falava “- Só se for na Cochinchina”, o que você pensava?
Em um lugar distante, irreal? Mero engano, eu fui parar lá !!!
Vamos contar um pouquinho de história para entendermos melhor essa região tão agitada.
A Indochina englobava três países atuais: o Vietnam, Laos e o Camboja. O nome Indochina surgiu porque essa região fica justamente espremida entre duas grandes culturas asiáticas, a indiana (a oeste) e a chinesa (ao norte). Essas duas civilizações milenares tiveram forte influência sobre a vida e os costumes dos vários reinos que governavam a Indochina antes da expansão colonial europeia.
Já a Cochinchina foi o nome dado à região no sul do atual Vietnam, na Indochina. Foi assim nomeada pelos navegadores portugueses, que no século XVI aportaram na região.
Entre os séculos 15 e 19, estabeleceu-se o domínio francês no território, visando à extração de matérias-primas como a borracha.
Hoje ainda é possível observar a herança arquitetônica deixada pelos franceses, como por exemplo, o Correio Central, a Catedral de Notre Dame e vários outros edifícios.
Além da própria língua escrita, onde a grafia romana foi implantada e não ideogramas como é comum na Ásia, assim como os vários acentos utilizados na mesma palavra uma herança bem francesa.
Já no século 20, a região seria palco de vários acontecimentos polêmicos.
No início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), por exemplo, com o avanço japonês na área, a França perde a região para o Japão, o que levou o governo dos Estados Unidos a congelar todos os bens nipônicos em território americano. Um mês depois, os japoneses atacariam a base de Pearl Harbor, colocando os dois países em guerra.
Como curiosidade, pela destruição causada pelos japoneses durante a Segunda Guerra, o governo do Japão está patrocinando a construção de um Monorail em Ho Chi Minh, antiga Saigon no Vietnam, ou melhor, na Cochinchina.
Quando os japoneses se rendem no final da Segunda Guerra, a estrutura colonial da região começa a desmoronar. No norte do atual Vietnam, o líder nacionalista e comunista Ho Chi Minh anuncia a criação da República Democrática do Vietnam. As monarquias do Laos e Camboja hesitam em fazer o mesmo e esses territórios são reocupados pela França.
A França não aceita a independência do norte do Vietnam e tem início a Primeira Guerra da Indochina. O conflito acaba em 1954 com vitória das tropas de Ho Chi Minh. No acordo de paz, o Vietnam é dividido em dois países, o do Norte Comunista e o do Sul Capitalista.
A paz na região dura pouco. Os Estados Unidos para conter o avanço do comunismo na Ásia entram em confronto com o Vietnam do Norte, dando início à famosa Guerra do Vietnã. O conflito termina em 1975 com mais uma vitória de Ho Chi Minh e a unificação do Vietnam (incluindo a Cochinchina ou seja, o Vietnam do sul) em um só país.
Lembra dessa imagem ?
Foi quando aconteceu a invasão ao Palácio da Independência e os Estados Unidos perderam a Guerra do Vietnam.
Foi só após o final desse confronto que as fronteiras da região finalmente adquiriram o formato atual, dividindo-se em três países – Vietnam, Laos e Camboja.
Já deu para perceber que tem muita coisa para contar sobre essa região e nos próximos post vou falar sobre Cu Chi Tunnel, sobre Saigon atual Ho Chi Minh, sua comida deliciosa (cozinhei lá) e seu trânsito maluco e o Rio Mekong.
Algumas fotos antecipadas. Beijos e até a próxima.
Nunca imaginei que a Conchinchina existia!
CurtirCurtir
Nunca imaginei que minha irmã iria para Conchinchina!! Nem sabia que pudesse existir !
Si você está descobrindo o mundo 🌎!!
CurtirCurtir
Como é bom aprender assim !!! Obrigada pela aula de história, ansiosa para os próximos post. O Yuri já foi para a Conchinchina e eu nem sabia kkkkk.
Outro dia assisti “Pedro pelo mundo” e ele foi para Mianmar !!!! Incrível o lugar. Quem sabe esteja em seus planos.
Beijos.
CurtirCurtir