Ho Chi Minh antiga Saigon no Vietnam

Durante o Ano Novo Chinês, um feriadão de 07 dias aqui na China, eu e o Paulo decidimos conhecer o Vietnam e escolhemos Ho Chi Minh para visitar.

A capital do Vietnam é Hanói e fica bem no Norte do país, bem próximo da China; já a cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon é a maior metrópole e centro financeiro do Vietnam e fica no Sul.

CIDADE DE HO CHI MINH

O nome Saigon, batizado pelos ocidentais foi trocado em homenagem ao líder comunista Ho Chi Minh, morto durante a Guerra do Vietnam, após a derrota das tropas dos EUA e reunificação do país.

É possível observar o desenvolvimento da cidade com os arranha-céus, shoppings e lojas.

O fluxo de motos é tão impressionante que virou atração turística. Para conseguir atravessar as ruas, você ergue a mão e vai; as motos e carros são quem desviam de você, não hesite nem volte para trás.

A cidade é dividida em 24 distritos e o Distrito 1 é o mais procurado pelos turistas, onde estão as principais redes hoteleiras, restaurantes e lojas.

As principais atrações da Cidade e arredores:

Ben Thanh Market:

É um tipo de Mercado Municipal, lá você encontrará os mais diversos produtos: itens de artesanato e souvenir, decoração, além de muitos produtos de alimentação, flores e comida vietnamita.

Palácio da Reunificação:

Também conhecido como Palácio da Independência, é um prédio de cinco andares, que após vários danos com a Guerra do Vietnam, foi reconstruído pelo arquiteto vietnamita Ngo Viet Thu.

Na época da guerra o Palácio era o Centro de Comando dos Estados Unidos.

A “Queda de Saigon” na manhã de 30 de Abril de 1975, com a entrada do tanque vietnamita da Força de Libertação, através dos portões do palácio da cidade, serviu de ícone para o fim da guerra e símbolo da expulsão dos americanos.

images

Ali estão réplicas de tanques, móveis, equipamentos, galeria de fotos e pôsteres daquele período.

Hoje o Palácio recebe importantes eventos.

Catedral de Notre Dame

Construída entre 1877 e 1883, é uma pequena réplica da catedral de mesmo nome em Paris, herança da colonização francesa. Atualmente está fechada em reforma. 

Edifício Central dos Correios.

Próximo à catedral, outro edifício que deixa bem clara a herança francesa da cidade. O edifício foi projetado por Gustave Eiffel, o mesmo que elaborou uma “famosa torre lá em Paris”.

No interior do prédio é possível ver claramente o estilo do autor, com a estrutura toda feita em ferro. Nas paredes, enormes mapas históricos de Saigon e do Vietnã do Sul marcam a época anterior à guerra na cidade.

Não podia deixar de entrar e dar uma espiada nos guichês de atendimento do Correio (ainda em pleno funcionamento).

War Remnants Museum

É um importante museu de guerra que mostra a relação entre os Estados Unidos e o Vietnam, durante o conflito no país.

Do lado de fora, diversas aeronaves e tanques estão expostos. Dentro do prédio, armas, uniformes e fotos impressionantes contam a história. Ali está exposta a foto abaixo, que todos nós já vimos algum dia e tornou-se um ícone da Guerra do Vietnam.

Em três andares, ele mostra o que foi a guerra contra os americanos pelo olhar do povo vietnamita.

Parte das imagens já é conhecida, por terem sido amplamente divulgadas mas o fato de vê-las ali, tão próximas da realidade é extremamente impactante.

Você sai desse museu pensando muuuito …. e com certeza deve causar um grande embaraço a muitos americanos. É uma visita obrigatória que pode tomar o dia todo de quem se interessa pelo assunto.

Ópera de Saigon

Só é possível conhecer a parte interna da Ópera de Saigon se você assistir algum espetáculo. Mas mesmo por fora, o edifício é bem bonito.

Vida Noturna

Ho Chi Minh é uma metrópole de vida noturna agitada. É bem interessante, pois a cidade é uma durante o dia (mais tranquila) e outra a noite. As ruas da região de Dong Khoi (rua de compras) são tomadas por mesinhas (no diminutivo mesmo) lotadas de turistas e moradores. Há bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Como dica de lojas que vale a pena conhecerem nessa rua, indico:

  • Dong Khoi 107 – Khaisilk – Roupas de Seda.
  • Dong Khoi 74 – Saigon Crafts – Objetos em Laca (A Laca é o principal artesanato do Vietnam).
  • Dong Khoi 151 – L´Usine – Objetos em Laca.

Cu Chi Tunnel

Esse é um passeio que não pode perder de jeito nenhum.

Saigon era a grande base do Vietnam do Sul na luta contra o norte durante a guerra. Por conta disso, na Cidade de Ho Chi Minh, e principalmente nos seus arredores, se encontram muito mais referências ao conflito do que no norte do país.

Os túneis foram construídos pelos Vietnamitas do norte como base para seus ataques.

As imagens que cansamos de ver nos filmes, como por exemplo, Rambo, saíram todas desta região. Hoje o povo Vietnamita descobriu um prato cheio para ganhar dinheiro com essa época, o Turismo.

A região de Cuchi ficou famosa após a guerra por conta dos métodos de batalha usados pelos vietcongues.

Vietcongues, foi o nome dado pelos americanos para descrever os Vietnamitas Comunistas do Norte – Viet Nam Cong Sam.

O que impressiona é a ampla rede de túneis subterrâneos, em três níveis, com mais de 200 km e que se estendia até o Camboja. O exército vietnamita (do Norte) conseguia controlar toda a região mesmo sem muitos recursos, vivendo como animais em toca.

Havia entradas de acesso aos túneis até embaixo do rio.

Viveram mais de 60.000 pessoas nesses túneis, nosso guia permaneceu lá por dois anos, dos 5 aos 7 anos de idade. Hoje ele faz todo o passeio, mas não entra de jeito nenhum nos túneis.

A população dessa região sobreviveu graças a esses túneis.

Os túneis camuflados sob a terra são estreitos, apertados, você pode entrar em alguns deles, eu tentei, mas não consegui a sensação de pânico, vem à tona, o Paulo entrou e se arrastou por 15 metros para sair em outro ponto, é impossível para nós imaginarmos como alguém viveu daquela forma, sem acesso ao sol, sem poder beber água de chuva (contaminada por napalm – arma química utilizada na Guerra do Vietnam) uma realidade muita dura dos anos de guerra.

As armadilhas e arapucas elaboradas pelos vietnamitas para serem colocadas na floresta, explica como era a vida de quem vivia dentro dos túneis.

Com o bambu fabricavam desde chaminés até pontas para as armadilhas; tudo o que os americanos deixavam para trás era reciclado, bombas e armas americanas que por qualquer motivo não tinham explodido eram reutilizadas, ganchos e cordas de paraquedas americanos, tornavam-se poderosas armadilhas, sandálias de borracha, (isso mesmo sandálias, nada de botas, coturnos) eram produzidas com as borrachas e pneus de tanques.

Durante todo o passeio são ouvidos barulhos de disparos de armas criando um ambiente de guerra surreal ao se caminhar pela floresta.

Os sons das armas veem da “atração” final do passeio. Para quem quiser, e tem quem goste, é possível atirar com as armas utilizadas pelos americanos naquela época.

O Delta do Mekong

Indo rumo ao litoral, de Ho Chi Minh é possível ingressar em tours de um ou mais dias que circulam pela região do delta do rio Mekong. É uma parte rural do país, mas que também tem muitas ligações com a guerra. Seus estreitos canais foram explorados amplamente nas batalhas e nos filmes que retratam o período.

É uma região bem pobre, que me lembrou a cidade de Manaus, casas de madeira sobre as águas, o comércio de alimentos, flores, tudo dentro de embarcações no rio. Visitas em pequenas comunidades que produzem mel, papel de arroz e doces de coco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Algumas dicas Importantes: 

Brasileiros precisam de vistos.

– Negocie sempre, mas em geral o primeiro desconto é o que valerá, diferente da China.

– A higiene não é muito observada na comida de rua (isso é uma regra geral na Ásia), por isso muito cuidado com o que come e bebe.

– Algumas pessoas relatam golpes aplicados principalmente em taxis, fique de olho no taxímetro, pois como são muitos zeros é fácil saltar de 9.000 para 90.000 e você não perceber.

Comidas e Restaurantes

A comida vietnamita é bem gostosa, muitos legumes, arroz, peixes, enfim de tudo um pouco. Claro existe algumas bizarrices, principalmente nas comidas de ruas, mas sinceramente eu não tenho coragem de comer; por outro lado as opções de restaurantes são excelentes e os preços são bons, algumas dicas:

  • Vietnam House – 93 Dong Khoi – Excelente comida vietnamita e ambiente delicioso.
  • Pizza 4P´s Ben Thanh – 8 Thu Khoa Huan – Pizza e comida italiana em forno a lenha. Chegue cedo, pois terá que esperar ou faça reserva.
  • Xu Restaurant Lounge – 75 Hai Bà Trung. No térreo é um bar super agitado, no 1º andar um restaurante sofisticado. Vale a pena pedir o Set Menu Degustação com 5 ou 7 pratos diferentes, você vai comer todo o tipo de comida vietnamita.

Cozinhei no Vietnam 

Na verdade foi apenas um prato, mas já dá para falar que cozinhei lá. Vou passar a receita de um que eu aprendi como prepara e adorei:

Gỏi cuôn – rolinho primavera (fresco, não frito)

Esse prato é geralmente servido com entrada.

Pega o papel de arroz (tipo uma panqueca, bem fininha, feita com farinha de arroz e água), essa já veio pronta, eu vi fazer, mas era meio complicado, pois precisa de uma panela específica.

Coloca-se dentro: Uma fatia fina de abacaxi, uma fatia fina de pepino, a proteína fica a sua escolha, pode ser um ou todos (porco, peixe, camarão ou carne de vaca, tudo já cozido), lámem também cozido e coentro (opcional para quem não gosta).

Enrola como na foto e coloca um molhinho shoyo e manda bala.

Outro recheio que eu comi e gostei mais: palmito e champignon cortado bem fininho, camarão e lombo de porco, broto de feijão já cozido e hortelã, a receita vinha com tofu, mas pedi para tirar.

Acho que conheci bastante coisa !! Como resumo posso dizer, que Ho Chi Minh é uma cidade barulhenta, em construção, suja, com um trânsito caótico, mas tem uma atmosfera deliciosa. Só conhecendo para entender.

Beijos e até o próximo lugar fora da China.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s