Harbin uma Cidade de Gelo na China.

Harbin uma Cidade de Gelo na China.

Harbin é a capital da província de Heilongjiang, localizada no nordeste da China, perto da Sibéria.

Quase esquina com a Rússia, tornou-se importante entre 1896 e 1924 quando a Rússia obteve uma concessão nessa cidade para a construção da Ferrovia Trans – Siberiana. Em 1949 teve uma das maiores comunidades de europeus no Extremo Oriente e isso é observado na arquitetura de seus edifícios, com forte influência ocidental. Você caminha pelas ruas do centro da cidade e esquece que está na China, parece que está em um lugar que mistura Europa e Rússia.

Uma de nossas principais empresa, a Embraer, está aqui em Harbin e a maioria dos brasileiros que moram nessa região ou em cidades próximas daqui, trabalha na Embraer.

Antes de vir morar na China, conheci um pouco de Harbin, através do meu primo Edson que trabalha na Embraer e já ficou nessa cidade por um período, então tinha muita curiosidade de visitar.

Harbin é também chamada “Cidade do Gelo”, devido ao seu longo e frio inverno que começa em Novembro, no mês de Janeiro as temperaturas chegam aos incríveis – 40º C, visitei a cidade no início de Março, quando teoricamente a primavera está apontando e peguei temperaturas de -20º C. O Verão em Harbin dura aproximadamente 45 dias.

Desde 1963 a cidade tem o maior festival de gelo do mundo. Todo ano de dezembro a fevereiro há amontoados de gelo nos quais são possíveis fazer diversas esculturas ultrapassando os 40 metros de altura permitindo a realização do incrível,

Harbin International Ice and Snow Sculpture Festival.

O festival inclui muitas atividades e eventos interessantes como competições internacionais de esculturas de gelo, show de luzes, trenó, hóquei no gelo, tobogãs de gelo, canções populares, apresentações de dança, fogos de artifícios e muitas outras atividades. Mas o mais incrível é andar pelo parque e entrar nas imensas esculturas de gelo.

Ao anoitecer as luzes coloridas dentro dos blocos de gelo são acessas e o parque toma outra dimensão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os chineses são experts em trabalhos manuais e luzes e isso você pode conferir aqui.

Durante o inverno, há infinitas possiblidades na cidade, você pode patinar, escorregar ou apenas caminhar sobre o Rio Song Hua totalmente congelado e dar uma volta em um overcraft que a gente vê somente pela TV.

Centro Antigo da Cidade e Arquitetura em Harbin

 A origem russa deixou muitas marca na arquitetura por toda a cidade, as mais famosas, são:

Catedral Ortodoxa Santa Sofia, atualmente é um museu e é a maior Igreja Ortodoxa do Extremo Oriente, Sinagoga Judia, Os prédios da Central Street (Zhongyang Dajie) de arquitetura europeia, O Russian-Chinese Central Market, People Square, A Grande Mesquita, todos localizados no centro antigo da cidade.

Siberian Tiger Park

Outro passeio que eu recomendo muito !!!

Quando vamos ao zoológico estamos acostumados a ver um ou no máximo dois tigres, aqui a coisa é diferente, o parque tem mais de quinhentos tigres siberianos de raça pura, mas em perigo de extinção. Tigres pequenos e tigres totalmente crescidos andam livremente pela imensidão gelada.

Ao comprar o ingresso no parque, você começa a visita, através com um tour dentro de um ônibus, que te leva bem perto dos tigres, tudo muito bem organizado, cada setor sinalizado e separado por portões automáticos, no final do tour, você para em uma área onde pode caminhar por passarelas sobre os tigres.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os siberianos estão soltos, já os tigres brancos, em bem menor quantidade, acho que vimos uns dez no máximo, esses ficam em espaços separados e fechados.

Amei esse passeio.

Algumas dicas para nós brasileiros que não estamos acostumados com o frio:

Por mais óbvio que possa parecer, mas use roupa apropriada, e quando eu falo isso significa roupas quentes e IMPERMEÁVEIS, isso inclui calças e botas.

Leve óculos escuros.

O gelo escorrega, e você cai, então esteja com botas apropriadas. Eu tomei dois tombos lindos !!!

A Humidade em Harbin é bem baixa, então beba muita água.

A poluição aqui é outro fator a ser levada em conta, de acordo com a OMS a média diária aceitável para partículas inaláveis é de 50 PM (microgramas por metro cúbico), aqui em Harbin esse número é de 500 PM. Então se você tem algum problema respiratório, se cuide com soro fisiológico, máscara ou alguma proteção para o nariz e boca.

Passe muito hidratante no rosto e na boca e use protetor solar. O frio intenso queima a pele.

Se você sentir as mãos, pés, orelhas ou nariz, congelando, faça exercícios com eles, esfregue ou entre em um lugar aquecido, o que às vezes é difícil. Não tente aquecê-los usando água quente.

As baterias do celular e câmeras acabam rapidinho, mantenha os aparelhos aquecidos, dentro da sua jaqueta por exemplo.

Ao contrário de Shanghai e Beijing, é bem fácil pegar taxi em Harbin, mas tenha sempre o endereço escrito com caracteres e observe se o motorista acionou o taxímetro.

Se você planeja visitar a China no Inverno, não deixe de conhecer Harbin, dois dias são suficientes, mas tente conciliar com o período em que o Festival de Esculturas de gelo estiver acontecendo.

Zài Jiàn.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s