Xi Tang, mais uma Veneza Chinesa.

Já escrevi sobre Tongli  https://xinachina.com.br/2017/08/17/tongli-uma-cidadezinha-a-beira-dagua/ e sobre Zhouzhuan https://xinachina.com.br/2017/01/25/zhouzhuang/, todas são cidades próximas a Shanghai, mas muito antigas, onde os canais navegáveis por pequenas embarcações dão um charme especial ao local.

Quando minha cunhada esteve aqui, o Frank nos levou para conhecer Xi Tang e nos disse que essa cidade diferentemente das outras, não havia sido restaurada, então a arquitetura era original.

Xitang Water Town fica na província de Zhejiang. Ela remonta ao Período de 770 AC – 221 AC, com construções bem preservadas da dinastia Ming (1368-1644) e da dinastia Qing (1644-1911).

É famosa por seu grande número de ruelas, corredores cobertos e pontes.

Principais pontos para conhecer:

  • Corredor coberto

O corredor coberto é o ponto turístico mais conhecido em Xitang Water Town. É também o aspecto histórico mais distinto comparado com outras cidades aquáticas. Todo o corredor coberto tem mais de 1.000 metros de comprimento, atraindo visitantes de todo o mundo com seu charme particular. É coberto de telhas e construído ao longo da margem do rio, proporcionando abrigo para as pessoas evitarem o sol quente ou a chuva. Por todo o percurso uma imensidão de lojas oferecem de tudo; souvenires, comidas típicas, roupas e sapatos.

  • Vielas

As ruas são outra área atraente em Xitang Water Town. Há muitas, longas e curtas, largas e estreitas. Tem que tomar muito cuidado, pois das Water Town que conheci aqui na China, essa é uma das maiores e se você bobear, pode se perder, pois tem várias saídas. A mais estreita tem cerca de 80 cm de largura e fornece espaço para apenas uma pessoa passar de cada vez. As ruas interligam toda a cidade e, não importa de que ponto você comece, você  consegue visitar toda a cidade.

  • Pontes

Como as demais cidades com canais, as pontes são um espetáculo a parte.

Aqui as formas criativas das pontes são muito diferentes umas das outras. Além disso, lendas sobre essas pontes ainda estão espalhadas entre as pessoas.

  • Casas Antigas

Muitas famílias moram ali e vivem do turismo local, nenhuma casa foi modernizada e talvez seja uma das razões pelas quais as construções antigas são tão bem preservadas. Nessas casas, além da cultura e do valor das próprias casas, há também exibições de relíquias culturais ou esculturas em madeira ou telhas de beiral coletadas pelo dono da casa. Até hoje, há exposições dos antigos livros raros dos proprietários, passados de geração em geração.

Como chegar:

Por Shanghai: pegue o trem de alta velocidade em Hongqiao para Jiashan South Railway Station.

Quando chegar à cidade de Jiashan, pegue o ônibus no. K222 para chegar à Cidade das Águas.

Gostei bastante de Xi Tang, mas entre as três Water Village que eu visitei Tongli está em primeiro lugar, pelo charme e tamanho, depois Xi Tang, apesar de bem preservada e com mais comércio, achei um pouco grande e por último Zhouzhuang; mas sei que tem muito mais cidades à beira de canais para visitar, então provavelmente essa lista ainda pode mudar.

Zài Jiàn e até o próximo Lugar na China.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s