Você dirige na China?

Você dirige na China?

Muitas pessoas me perguntam, se eu dirijo na China.

Não, e isso faz falta!!!

Atualmente com toda a tecnologia, Google Maps, Waze, etc. é possível dirigir em qualquer lugar do mundo, inclusive na China.

Nas grandes cidades as placas de sinalização estão escritas em ideogramas, mas também em inglês; já quando você pega uma rodovia aí apenas os ideogramas são vistos.

Mas alguns estrangeiros dirigem sim e mesmo sem dominar a língua. O grande problema está num eventual acidente.

Em caso de colisão, atropelamento ou se por acaso derrubar um ciclista (o que é comum de se ver); os carros ficam parados no lugar e a polícia é acionada; quando a polícia chega ao local do acidente, há uma conversa entre as partes, o policial faz a mediação, define o culpado e se não for nada grave, o próprio policial define o valor a ser pago na hora mediante um recibo.

Agora imagine o seguinte:

  1. Para todos os chineses, os estrangeiros são ricos.
  2. Você não domina a língua, não entende o que a outra parte está falando e não tem vocabulário suficiente para se defender.

Quem você acha que terá que pagar a multa? E no caso de envolver um estrangeiro, esse valor será inflacionado.

Por tudo isso, muitas empresas preferem pagar motoristas para seus expatriados, do que correrem o risco de um eventual acidente e por consequência, altas indenizações.

Existem cidades em que quando um estrangeiro dirige é colocada uma câmera no para brisa, para que em caso de um acidente, poder ser verificado o que de fato aconteceu.

Mas atualmente com o crescimento de expatriados trabalhando aqui na China, as grandes empresas, estão fazendo contratos mais enxutos, e muitos estrangeiros estão vindo trabalhar sem o benefício de um motorista.

Em Shanghai não há problemas, pois tem a melhor e maior linha de metrô do Mundo, além de ônibus, taxis, trem. Mas claro principalmente para quem tem crianças é mais trabalhoso a locomoção.

Agora mesmo com motorista, não existe nada melhor do que ter a liberdade de ir e vir para onde quiser, a hora que você quiser sem ter alguém sabendo tudo o que você faz.

O trânsito aqui é bem complicado e difícil entender quem tem prioridade, na verdade para mim a prioridade é de todos.

Além disso, a buzina é um acessório indispensável e se ela existe é para ser usada.

Às vezes eu acho que eles buzinam para dizer “Olha tô passando”, pois o outro, não está nem aí.

Se um carro tem que virar à esquerda e tem que atravessar a pista na mão contrária, simplesmente eles entram e quem está vindo que reduza a velocidade.

Se eles têm que entrar na garagem do prédio, simplesmente entram e o pedestre que pare, pois a prioridade é de quem tem mais força e poder!!!

Por outro lado o sistema viário é excelente, como exemplo, você consegue sair do aeroporto internacional de Shanghai – Pudong e chegar até Xintiandi, um dos bairros nobres de Puxi, sem pegar nenhum semáforo, tudo através de viadutos interligados. Isso estamos falando de uns 40 km.

Se o semáforo fecha, não pense que os carros param, pois quem vai virar à direita continua passando e eles são a prioridade, mesmo sobre a faixa de pedestre.

O que qualquer estrangeiro pode dirigir são as motos elétricas, essas são usadas como bicicletas, não há necessidade de capacete, carteira, pode andar pelas calçadas, na contra mão, do jeito que quiser. Claro que tem que tomar cuidado, pois é uma loucura.

O estrangeiro que decide dirigir na China tem que passar pelo processo de emissão de habilitação para China (emitida pela Secretaria de Segurança Publica), a carteira de motorista internacional, não tem validade aqui, por isso não há como estrangeiro alugar um carro.

Para a obtenção dessa habilitação, além da documentação é necessário fazer uma prova (que tem em inglês) com 100 perguntas e para passar tem que acertar 90%.

É isso aí.

Zái Jián.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s