A importância do carimbo na China.

A importância do carimbo na China.

Eu trabalho no correio há mais de 20 anos e o Carimbo sempre esteve presente no nosso dia a dia.

No começo usávamos um carimbo de ferro, super pesado que virava e mexia ocasionava algum acidente de trabalho, com uma bela carimbada no dedo.

Também sempre achei o fato de ter tanto carimbo em tudo, meio terceiro Mundo.

Sabe aquela história:

– Precisa do carimbo do cartório!!

– Precisa do carimbo de correio com a data da postagem!!

-Precisa do carimbo da Escola!!!

E por aí vai.

Mas também me recordo quando criança, eu adorava quando meu pai trazia algum carimbo da empresa e eu podia sair carimbando tudo, me sentindo uma pessoa importante; ou então quando a minha lição de casa ficava linda e aí eu ganhava um carimbinho no caderno !! Quem nunca?

Pois é!!! Aqui na China não é diferente, desde a antiguidade, o carimbo fixa o seu crédito, sua promessa, dá autenticidade à sua escrita, ele substitui a assinatura em muitas obras.

Tradicionalmente, os materiais mais comuns para a fabricação de carimbos eram o cobre para a população geral, e a jade para o imperador e a nobreza. Tanto o cobre quanto a jade são materiais altamente duráveis que devem ser vagarosamente esculpidos por um artesão experiente em um processo bastante cuidadoso.

O carimbo surgiu há 3.700 anos e era usado por imperadores para legitimar o seu “mandato dos céus”, assim como, os reis no ocidente utilizavam um anel para marcarem em cera ou lacre a autenticidade da mensagem ou documento.

Os carimbos chineses são entalhados a mão, através da técnica de escultura. Um carimbo produz praticamente a mesma imagem dos mesmos caracteres, não importando quantas vezes for utilizado e pode assim, ser considerado o precursor de uma das grandes invenções chinesas – a impressão.

O carimbo chinês mais convencional é sem dúvida o quadrado, mas há carimbos redondos e até ovais. O tamanho depende da superfície a carimbar. Mas sem tinta não há selo chinês e essa pasta pode ser à base de água ou de óleo. É tudo uma questão de preferência, mas a primeira é mais corriqueira, a segunda tem outra qualidade e resiste mais ao tempo; porém em ambos o caso a cor é sempre o vermelho vivo.

Nos dias de hoje os carimbos são utilizados por artistas, negociantes como garantia e ainda são excelentes souvenires para levar de presente.

E você o que acha do carimbo ? Ele deve acabar ? Deixe aqui sua opinião.

Beijos e até a próxima curiosidade.

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “A importância do carimbo na China.

  1. Carimbo tem um charme incrível.
    A Stephanie ama carimbo e toda vez que vejo um vem a imagem dela quando pequena carimbando tudo, até comprei um de dias e meses, foi um dos presentes mais baratos mas que me renderam muitos beijos e abraços carinhosos.
    Uma das lojas que mais me encanta em variedade de carimbos e tintas fica ao lado do Museu Georges Pompidou em Paris.
    Lembranças boas também do Emili, apesar que nunca fui de receber muitos carimbos nas tarefas kkk.
    Beijos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s