Park Luxun, onde a história é maior que o local.

Park Luxun, onde a história é maior que o local.

Por mais tempo que você more aqui na China, sempre terá algum lugar novo para conhecer.

Primeiro pelo tamanho desse país, depois porque eles não param de reformar, derrubar e reconstruir ou criar um bairro inteiro no meio do nada.

O mesmo acontece com os parques, sempre terá um novo para você descobrir. E sempre vale a pena!!!

Na semana passada eu e o Paulo fomos passear no Park Luxun e não tínhamos a menor ideia de toda a história desse parque.

O Parque fica na 146 East Jiangwan Road, logo atrás do Hongkou Football Stadium. Metrô Linha 03 ou 08 estação Hongkou Football Stadium Station.

Um pouco de história:

Em 1922 Luxun Park que na época chamava-se Hongkou era o segundo maior parque em Shanghai.

Apesar de estar em território chinês, antes de 1928 nenhum chinês podia visitar parques administrados por estrangeiros. Se quiser saber mais sobre esse tema, leia o meu post https://xinachina.com.br/2017/04/07/o-que-foram-as-concessoes-em-shanghai/.

A proibição anterior a 1928 contra visitantes chineses em parques administrados por estrangeiros em Shanghai foi objeto de muitos debates entre intelectuais chineses. Os regulamentos dos parques declaravam que as instalações eram exclusivamente para o uso da comunidade estrangeira, e também cães, cavalos e bicicletas eram proibidos.

Críticos depois parafrasearam esses regulamentos em várias versões, como:

“Cães e chineses não admitidos”.

O filme de Bruce Lee, Punho da Fúria, descreveu o personagem de Lee sendo impedido de entrar no Parque Público, resultando nele chutando e quebrando a placa mostrando os regulamentos.

A Concessão japonesa em Shanghai foi predominantemente concentrada na área desse parque. Entre muitas idas e vindas, Hongkou permaneceu sob controle japonês até o final da Segunda Guerra Mundial.

Em 29 de abril de 1932, os militares japoneses celebravam o aniversário do imperador Hirohito no Hongkou Park.

Entre os participantes estavam o general Yoshinori Shirakawa, comandante do Exército Expedicionário de Shanghai; Kawabata Sadaji, chanceler do governo japoneses em Shanghai; Kenkichi Ueda, comandante do Exército Imperial Japonês; o Vice-almirante Kichisaburō Nomura da Marinha Imperial Japonesa; e Mamoru Shigemitsu, diplomata.

Um ativista da independência da Coréia, Yun Bong-gil, que se opunha ao domínio japonês sobre a Coreia, entrou no parque carregando duas bombas escondidas em uma lancheira. Depois que o hino nacional japonês terminou de tocar, Yun jogou a bomba no local onde as autoridades japonesas estavam reunidas e a detonou.

Shirakawa e Kawabata foram mortos na explosão. Nomura, que mais tarde serviu como embaixador nos Estados Unidos na época do ataque japonês a Pearl Harbor, ficou cego do olho direito. Mamoru perdeu uma perna.

Yun Bong-gil foi preso no local, levado para o Japão e executado.

O parque foi rebatizado de Lu Xun Park em 1988, em homenagem ao escritor e intelectual chinês Lu Xun, que viveu na região, por encontrar ali, refúgio depois que o governo do Kuomintang iniciou um expurgo de intelectuais esquerdistas e membros do partido comunista em várias cidades chinesas.

Ele está enterrado no parque. Perto do seu túmulo está a estátua de bronze de Lu Xun, no canto sudeste do parque está o Salão Memorial Lu Xun, que contém uma coleção de seus pertences pessoais, documentos e publicações.

No centro do parque há um lago e uma cachoeira artificial.

Os moradores geralmente usam o parque para se exercitar, e podem ser vistos praticando tai chi e dança de salão.

O parque também contém uma casa de chá e um jardim de ameixas.

 

Lu Xun Park é o lar de várias centenas de cerejeiras, algumas das quais são árvores Yoshino transplantadas do Parque Ueno em Tóquio.

Juro que eu só fui fazer uma caminhada no parque no Domingo pela manhã, não tinha a menor ideia de toda a história envolvida ao redor dele.

É isso aí, aqui na China são 5.000 anos de cultura.

Zài Jiàn.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s