Moon Cake – Yuè bǐng 月饼, você sabe da onde vem essa tradição?

No 15º dia do oitavo mês no calendário chinês, se comemora o Festival do Meio de Outono ou também conhecido como o Harvest Moon Festival, em mandarim de Zhōngqiū Jié (中秋节).

Essa data é celebrada em toda a extensão do continente, bem como em Hong Kong e Taiwan; este ano foi no dia 24 de setembro.

O festival começou com a adoração dos Deuses da Montanha após o término da colheita do Outono, na Dinastia Shang (século XVI a.C.).

No entanto, o festival só começou a ganhar popularidade no período da Dinastia Tang (618-907 d.C.), após a decisão do Imperador Xuanzong de começar a realizar celebrações formais através do culto da lua, pois a lua simbolizava o rejuvenescimento e a fertilidade entre as mulheres e a colheita.

A história por trás dos Mooncakes é cheia de lendas. Em uma delas, um empresário de Turpan ofereceu ao Imperador Taizong (dinastia Tang) os bolos após sua vitória contra Xiongnu no 15º dia do oitavo mês lunar.

Depois de receber os bolos, Taizong levantou o bolo para a lua e comparou suas formas, a partir daí os bolos ficaram conhecidos como ‘Mooncakes’.

Depois que Taizong recebeu os bolos, ele começou a compartilhá-los com seus conselheiros e funcionários, começando assim a tradição de compartilhar o Moon Cake com familiares e amigos.

De acordo com outra lenda, os bolos lunares foram fundamentais para a revolta dos chineses da etnia Han sobre seus senhores mongóis no final da dinastia Yuan (1280-1368). Os chineses da etnia Han, como diz a história, usavam os mooncakes para esconder a mensagem de que a rebelião aconteceria no meio do outono. A popularidade dos mooncakes significava que a informação era capaz de se disseminar rapidamente para a maioria dos chineses Han.

Naquela época não existia Redes Sociais, Whatapps, Wechat…..

Atualmente o Festival do Meio Outono é uma data para comemorar com a família e se deliciarem com bolos de lua (Moon cake – Yuè bǐng月饼) dando graças à colheita e orando por boa fortuna no futuro.

O Moon cake é para o Festival do Meio de Outono o que o panetone é para nós no Natal. Todos se presenteiam com caixas de Moon Cake e ele está à venda em toda parte.

Mas e o sabor?

Tradicionalmente o moon cake típico tem apenas alguns centímetros de diâmetro e é recheado com cinco grãos e carne de porco, pasta de feijão vermelho ou pasta de semente de lótus, no entanto, estilos mais contemporâneos e recheios, como biscoitos e sorvetes, estão se tornando cada vez mais populares. Assim como os nossos panetones, existem várias versões.

A forma redonda simboliza completude e reunião e é tradicionalmente oferecida à família e aos amigos para simbolizar a unidade e a perfeição. A maneira correta de comê-los é o mais idoso da casa cortá-los em fatias e distribuí-los com a família.

Mooncakes são notoriamente ricos em açúcar e gordura. Dê uma olhada em quantas calorias, carboidratos e gordura uma fatia do bolo lunar tem. Você vai se surpreender ao saber que mooncakes pode realmente ter mais calorias do que frango frito, cheeseburgers duplos ou algumas fatias de pizza.

Atualmente essa preocupação já aparece e algumas receitas light estão sendo propostas.

Eu particularmente, não gosto. Além da massa ser muito oleosa, não curto os recheios, principalmente a pasta de feijão; mas é a minha opinião, aqui eles fazem o maior sucesso !!!

Zài Jiàn.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s